segunda-feira, outubro 15, 2007

Blog Action Day

Este ano o Blog Action Day tem como meta discutir o meio ambiente. Um dia, muitas vozes discutindo a mesma coisa para quem sabe conscientizar quem ainda não se deu conta do que acontece no mundo.
O mundo está um caos, e o meio ambiente pede socorro. É triste pensar que foi preciso o planeta chegar ao estado em que se encontra para que as autoridades existentes no mundo resolvessem tomar alguma atitude. O planeta está pegando fogo, as calotas polares estão derretendo, cada ano que passa o verão é mais quente, e mesmo com todos essas demonstrações de que algo não andava bem, nada foi feito no passado. Lembro quando era criança e aprendia na escola sobre o buraco na camada de oxônio e como isso poderia ser perigoso e irreversível. Ouvia as pessoas comentarem sobre o assunto, mas ninguém parecia realmente se preocupar com isso. Agora temos que correr atrás do tempo perdido. Não só as grandes autoridades em seus países, mas todos nós temos que fazer a nossa parte por menor que pareça. Vamos tentar ser mais participativos, mostrar que queremos resultados de quem pode fazer mais, exigir esse direito, reciclar o lixo para que não suje mais ainda o que resta, ensinar quem não sabe o quanto pequenas coisas podem ajudar, evitar o desperdício de água que anda já tão escassa, aliás evitar gastos de todas as formas, plantar árvores e cuidar das que ainda estão aqui, nos ajudando a respirar melhor, tentar deixar o carro em casa pelo menos alguns dias na semana se isso for possível.
Eu ainda quero poder acordar e ver pássaros na janela, árvores no caminho do trabalho e saber que os ursos polares e tantos outros animais tão lindos continuam sãos e salvos em seus habitats e espero que todos também deseje ser humano quem começou a fazer tudo errado, então o ser humano dever arrumar a casa agora. Mesmo que não tenha sido você nem ninguém que você conheça, esse legado foi deixado a nós e agora precisamos fazer o nosso trabalho.
Que esse dia tenha plantado boas sementes pelo mundo. E que elas possam florescer da melhor maneira possível em breve.
***

***E hoje estréia no 15 Escritores

10 comentários:

Jaya Magalhães disse...

Pelo nosso agora.
E pelo futuro dos que virão.

Às vezes a gente esquece que detalhes fazem a diferença.

:)

Beijo, lindaaaaa! Agora vou lá no 15 escritores te ler outra vez. Rs.

Bernardo Lima disse...

parabénx pela estréia lá...
não pude ler esse post aki agora, mas ja comentei lá no 15...
depois leio aki...

só vimn responder que a idéia surgiu no teu blog e vc mt provavelmente será o próximo destaque do Tour...
bj

Anônimo disse...

É tão bom ver gente preocupada.
Não podemos desistir nunca né?

=D

Beijo!
Vou comentar lá

Mariana Lima disse...

Eu pensei em escrever tb, me cadastrar naquele site e tal... mas acho que depois da queimada da 'minha mata' fiquei meio desistente deste assunto. Mas só por hora, desistente mesmo só de escrever.

Mas queria ressaltar uma coisas: eu faria diferente do que essas idéia de todo mundo escrever sobre o mesmo tema num dia só, acho pouco funcional. Seria melhor se houvesse o cadastro e então cada blogger receberia o seu dia de escrever, assim manteria o assunto sempre [SEMPRE] em pauta, em vários lugares.

Mas isso talvez já aconteça espontâneamente de acordo com as mudanças do meio e a indignação dos escritores online.

Sobre o meio ambiente, oq posso dizer? Desde muito tempo estamos lutando contra a nossa auto-destruição mas é difícil, e complicado.

Pra encerrar, que fique a esperança de que tudo ainda vai dar certo, né? Se não a gente fica em depressão... rs

beijos

Anônimo disse...

Querida... posso pedir um favor?
Muda a bonequinha do template, PLEASE!
Essas coisas cadavéricas não me deixam dormir de noite...
Faça uma amiga blogueira dormir feliz, sim?
Beijocas, gata, vou te ler no 15 Escritores :)

Jana disse...

bela campanha!

beijos

Ana Nogueira Fernandes disse...

eu já esquentei tanto a cabeça com isso...
o que custa fechar a torneira enquanto passa o shampoo?
dói muito segurer a garrafa mais um pouco até encontrar um cesto de lixo?

custa por o papel de bom-bom no bolso ou tem algo que atrai ele pro chão?

po.. dah muuuita raiva desse povo.

Alice Voll disse...

caracas,nem sabia disso!

.*

Ana Nogueira Fernandes disse...

Me coloca nos teus links, po.

A Estranha disse...

Algo biblico, apolicapse? enfim o que quer q seja temos que fazer a nossa parte e não esperar quase nada de quem vive de ar condicionado, tomando banho de horas e sem racionamento de agua... as unicas pessoas que devem tomar atitude somo nos como seres humanos e aí tudo tudo vai funcionar a sua maneira...