sexta-feira, julho 11, 2008

Empatia

Todo mundo sabe o significado dessa palavra?
Eis o significado tirado do dicionário:

Empatia:
1 faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.)
2 capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela
3 capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc.


Hoje eu quis falar sobre empatia, porque sinto que é uma das várias coisas importantes que faltam à maioria das pessoas, nesses nossos tempos modernos. A capacidade de se colocar no lugar do outro, de considerar o que ele sente, o que pensa e porque sente e pensa de tal jeito.
Não siplesmente julgar as pessoas do jeito que você acha certo, mas considerar porque aquela pessoa acha que o jeito dela agir é o certo. Parar para escutar o que os outros têm a dizer. Ter paciência para não ignorar a pessoa ao seu lado. E isso para todas as pessoas ao seu lado, o cara que fez a merda no trânsito, aquele que chegou atrasado na reunião, sua amiga que não larga aquele cara que você sabe que não dar futuro nenhum, seu cliente no trabalho que quer uma coisa que você acha que não vai dar certo. Se você só acha, é um bom motivo para escutar o que ele tem a dizer, e colocar em prática para comprovar que não dar certo, isso se você estiver certo mesmo. É preciso deixar o egoísmo de lado, deixar de pensar só em si mesmo em algumas situações, que se você pensasse um pouquinho no outro, talvez tivesse muito a ganhar.
Sempre tento tratar os outros da mesma maneira que gostaria de ser tratada. Não fazer com ninguém o que não gostaria que fizessem comigo, a menos que a pessoa tenha dado mancada antes, aí confesso que não faço a menor questão de ter empatia por àquela pessoa. Mas em outros casos não custa fazer diferente. Você ganha com isso. Basta respeitar as pessoas e elas lhe terão respeito, e caso não tenham, com certeza irão se prejudicar sozinhas, mas isso já não está em nossas mãos.
Falta muita coisa para que todos consigam viver com mais paz e respeito, mas ter um pouco mais de empatia já é um grande passo para se chegar à muitos lugares.

PS1: Esse texto era para ser postado no extinto Chá das Cinco, mas não lembro se foi. Caso tenha sido, não custa reforçar a idéia.
PS2: Esse foi o post de número 200 :)

15 comentários:

Garota Enxaqueca disse...

Sabe, empatia é algo que nem lendo a definição fica claro o que é... rsrs...

Ah, sim...

E te falta a paciência de ter empatia quando mais se precisa - quando um infeliz fdp deu uma mancada... mesmo que todo mundo nessa vida de meudeus faça umas burradas de vez em quando... Todo mundo menos eu, claro, porque eu sou perfeita!

=P

Parabéns pelo post 200!

=)

Garota Enxaqueca disse...

Eu de novo!
Guapa, presente pra vc lá no meu blog, viu?

Besos!

Ana Paula Vieira disse...

se colokar no lugar dos outros é tão dificil nos dias d hj neh? eu tento fazer isso, por isso me dedico ás pessoas q me rodeiam pq eh principalmente delas q eu nuam qro nd de ruim

Parabéns pelo post 200!

Mil bjs

A n i n h a a disse...

as pessoas esquecem que tudo o que elas lançam pros outros volta pra elas mesmas, as vezes até mais forte, e acabam prejudicadas por isso.
Se colocar no lugar do outro é uma coisa quase extinta nos dias de hoje, infelizmente.

parabéns pelas 200 postagens :D
beijão

Kamilla Barcelos disse...

Concordo com vc, as pessoas não querem nos compreender, por-se no nosso lugar, mas querem q façamos isso por elas!

Anônimo disse...

Digno de um post 200.

Gostei do que você disse. Se é sincero tudo isso, você tem empatia.

Bejo!

Tiffany disse...

adorei o seu texto e concordo com você..isso falta e muito!
estava dando um conselho agora pouco que tinha a ver com isso.

adorei o seu blog.

Thais Bueno disse...

é verdade, falta aquela coisa de pensar no outro tbm né.

acho q se todos pensássemos no próximo o mundo seria muito melhor!

Francine Esqueda disse...

Olá, adorei seu blog!
E voltarei!
Um grande abraço e bom fim de semana!

Caroline disse...

Se fossemos mais empáticos, com toda a certeza o mundo não estaria esse caos todo. Mas aí vem a velha desculpa do "não tenho tempo pra ouvir..." e tudo continuará igual.
Beijos

Maria Renata disse...

Ixi, isso é complicado. Será que temos jeito? Vai demorar pra isso, hahahaha! Parabéns pelo 200! beijos!

Stella disse...

Adorei o texto, Amanda. Ficou às vezes pensando nisso... acho que as pessoas, hoje em dia, andam apressadas demais para perceberem umas às outras e acabam por perderem a chance de conhecer, através de alguém, um mundo completamente novo; não apenas de opiniões e pensamentos diferentes dos seus, mas também uma nova maneira de lidar com o mundo à volta. Acho que ser empático, antes de tudo, é perceber o outro como diferente e valorizar esta diferença.

Abração pra ti, querida e boa semana!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lilian Higa disse...

a história é longa mas resumindo, é daqueles assuntos de família que não são grande coisa mas que vão te consumindo. eu tive meu piti semana passada.


isso me lembra empatia. com ctz.

200 já? nossa.
vem cá, há qtos anos a gte se conhece? tp, dois? faz um tempo né?

bj

Carlos Howes disse...

"Parar para escutar o que os outros têm a dizer."

Disse tudo.

Eu ainda acredito que as pessoas um dia possam aprender a escutar tanto quanto falam, assim vão se respeitar mais, e vão conviver melhor...